terça-feira, 20 de agosto de 2013

O torneio antes de um Grand Slam


Não imagino como é ser-se organizador ou diretor de um torneio, mas duma coisa penso estar certo: organizar um torneio não deve ser tarefa fácil, e então se a "nossa" semana for a precedente à de um Grand Slam, ainda mais problemas teremos.

Tomemos o caso do nosso Portugal Open. Até à última a tentar arranjar um grande nome, sempre aquele nervoso miudinho a ver quem se conseguia trazer a Portugal, só havia mais um torneio nessa semana e teríamos um quadro forte no nosso torneio. Mas doutra coisa também estaríamos certos, os "withdraws" (desistências) iriam estar presentes e certamente fariam sentir-se, sendo difíceis de digerir.

Agora, mudemos o nosso papel e vejamos a coisa do ponto de vista dum organizador de um torneio antes de um Grand Slam. Finalizados já os 3 primeiros Grand Slams, contam-se 6 torneios que decorreram em semanas anteriores a estes grandes eventos. São sempre torneios de 250 pontos, ou seja, para lá vermos tenistas do top mundial, são bem atraídos pelos cachets.

Começando a analisar estatisticamente (os ATP's 250 têm sempre somente 8 cabeças de série), temos um caso único, o torneio de Auckland (que precedeu o Australian Open), onde 3 dos 4 cabeças de série chegaram às meias finais e a final foi entre os dois tenistas mais cotados, tendo o favorito vencido (Ferrer). Nos outros torneios, os factos são curiosos:

Sydney:
-1 dos 8 cabeças de série não jogou;
-3 dos 7 cabeças de série perderam no 1º jogo;
-apenas 1 dos 7 cabeças de série estiveram nas meias finais;
-a final foi disputada por 2 tenistas não cabeças de série.

Dusseldorf:
-4 dos 8 cabeças de série perderam no 1º jogo;
-apenas 2 dos 8 cabeças de série estiveram nas meias finais;
-nem o 1º cabeça de série nem o 2º estiveram na final.

Nice:
-2 dos 8 cabeças de série não jogaram;
-3 dos 6 cabeças de série perderam no 1º jogo;
-os outros 3 cabeças de série perderam no 2º jogo;
-nas meias finais não havia cabeças de série.

Hertogenbosch:
-6 dos 8 cabeças de série perderam na 1ª ronda;
-apenas 1 cabeça de série esteve nas meias finais e na final;
-o torneio foi vencido por um não cabeça de série.

Eastbourne:
-5 dos 8 cabeças de série perderam no 1º jogo;
-apenas 2 cabeças de série estiveram nas meias finais;
-o torneio foi vencido por um não cabeça de série.

Posto isto, e estando já este post um bocadinho comprido, o torneio de Winston Salem é um pouco diferente, tendo 16 cabeças de série e todos eles beneficiam dum "bye" na 1ª ronda. 2 dos mais cotados já desistiram (Berdych e Isner), resta saber o que farão os outros, mas certamente não espero que se matem dentro do court nem que estejam 200% concentrados e motivados. Será um bom momento para ver os "miúdos" em ação e esperar boas surpresas. Dos 6 torneios que precederam um dos Grand Slams, apenas 1 foi conquistado pelo 1º cabeça de série e apenas 2 foram ganhos por um cabeça de série. Para Winston Salem espero mais do mesmo!

Sem comentários:

Enviar um comentário